No ínicio, a ideia do grupo era construir um controlador de temperatura de água do chuveiro, usando uma tela touch screen, alguns materiais como resistências variáveis e algumas idéias já criadas por antigos grupos de TCC.
No decorrer do projeto, mais ou menos 3 semanas de estudos aprofundados em como configurar um touch screen, nos deparamos com alguns problemas, como: Custo, base para configuração de touch screens; e nesse meio tempo, o nosso então tutor Gélson nos mostrou algumas matérias sobre carros elétricos, o que fascinou o grupo inteiro.
As idéias logo começaram a surgir, as facilidades apareceram (não que um desafio não seja bom, mas com um pouco de facilidade temos tempo para fazer um trabalho mais bem-feito!), e na sala de vídeo mesmo, resolvemos mudar o projeto para um carro elétrico.
Com nossas pesquisas na área de engenharia automotiva elétrica, encontramos algumas idéias, como: Usar o chassis de um Kart ou de um Bugg, implementar nossa criação (o motor movido a energia elétrica, que visa ter o menor gasto elétrico possível, e também algumas automações automotivas). Uns dias depois, um objetivo surgiu no grupo: "Criar o carro que consegue andar a maior distância com o menor custo elétrico possível!".
E agora, a batalha começa! A luta incessante contra o relógio, contra o custo e contra a fome, pois cá entre nós, ela aparece nas horas mais inoportunas.
Gabriel Querichelli, São Paulo, 30 de abril de 2010.